
Mais uma daquelas da Revista Vida Simples. Você sabe o que é FIB? É a sigla para Felicidade Interna Bruta, um índice desenvolvido por Singye Wangchuck, o Rei do Butão, um pequeno país encravado entre a China e a Índia. Preocupado com o bem-estar dos súbitos, o rei do Butão criou há mais de 30 anos este índice social que tem como meta avaliar a felicidade de um povo.
(esta reportagem – na língua de Shakespeare – explica um pouco a Felicidade Interna Bruta)
E como a felicidade pode ser mensurada?
Segundo as normas do "gross national happiness" (GNH), nome em inglês para a FIB, a felicidade de um país está contida nos seguintes itens:
- Padrão de vida econômica
- Educação de qualidade
- Saúde
- Expectativa de vida e atividade econômica
- Proteção ambiental
- Acesso à cultura
- Bons critérios de governança (esta não passa aqui no Brasil)
- Gerenciamento bem equilibrado do tempo (está aqui então, sumariamente reprovada em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro)
- Bem-estar psicológico (só se a Rede Globo nunca mais exibir o Big Brother e filmes como O Diabo Veste Prada)
A FIB mundo afora
O que parecia uma idéia pouco aplicável de um dos últimos reis do planeta começou a atrair a atenção de uma série de governos. O Canadá, por exemplo, já criou o seu índice de bem-estar baseado nos critérios do GNH.
O Brasil copia
Brasileiro é brasileiro e não desiste nunca, não é mesmo? Por isso, por que não aplicarmos a FIB por aqui?
A cidade paulista de Angatuba, a 181 km de São Paulo já aplica um ‘genérico’ da FIB. Aqui em São Paulo, o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge propõe a partir já deste ano iniciar pesquisas de medição da FIB em subprefeituras da capital. "Seria uma maneira de a cidade contribuir com esse esforço internacional, com adaptações à realidade da metrópole", disse. "O ideal seria começar numa subprefeitura central, como Pinheiros, e em outra periférica, como Parelheiros. É uma boa sugestão para a próxima gestão." Fonte – Estadão
Até um Congresso já foi feito na cidade de São Paulo, realizado pelo Instituto Visão Futuro no dia 31 de outubro de 2008 no Sesc Pompéia. O evento trouxe as estrelas do Butão para explicar a FIB. Veja o clipe.
Então, meus amigos, a felicidade já virou questão de Estado. Tem até rei preocupado com isso.
Cristian Boragan
Nenhum comentário:
Postar um comentário