quinta-feira, 21 de maio de 2009

MUTLEY, FAÇA ALGUMA COISA!


Conheço duas espécies de ARROGÂNCIA. Numa delas a pessoa se vê como supra-sumo da existência e trata os demais de forma condescendente, perdoando o erro mais vil por considerar que outro jamais será uma pessoa tão elevada quanto ela. Quem pensa assim sofre pra chuchu e vive na ilusão de que é altruísta. Quando o assunto é cinema, o melhor filme que mostra este tipo de ARROGÂNCIA é DOGVILLE. Ênfase para uma das cenas finais em que a ‘boazinha’ Grace é confrontada pelo pai.

Só para contextualizar a cena, basta dizer que Grace trabalhava de graça para toda Dogville, era insultada, estuprada e mesmo assim ela ainda morria de dó de todo mundo, pois achava que ninguém tinha os mesmos altos padrões morais iguais aos dela.



Na outra forma de ARROGÂNCIA, os sentimentos são os mesmos, mas o sujeito age de forma diferente. É uma daquelas pessoas profundamente incomodadas com os outros à sua volta, achando que toda vida existente no universo está lá para servi-lo. Aqui entra a famosa CORRIDA MALUCA e meu amigo Dick Vigarista. Experimentem assistir ao desenho com este olhar e logo vão perceber - assim como eu percebi - que o Dick Vigarista não quer apenas ganhar, de fato, ele NÃO QUER É QUE OS OUTROS GANHEM OU SEQUER CRUZEM A LINHA DE CHEGADA!!!! A maior parte das suas artimanhas é no sentido de liquidar os outros concorrentes.



Quando as coisas dão errado – e sempre dão - Vigarista não reconhece suas falhas e quer que o universo conserte os erros que ele mesmo criou. Se não responsabiliza deus ou o universo diretamente, ele cobra do seu companheiro de equipe em seu sonoro bordão: ‘MUTLEY, FAÇA ALGUMA COISA!!!!!’

Por que o Mutley deveria fazer algo a respeito se a idéia estúpida foi do próprio Dick Vigarista? Se você puxar pela memória, vai com certeza se lembrar de alguém assim: um parente, um chefe, um coordenador de faculdade, uma namorada... que também acreditam que podem ‘terceirizar’ as responsabilidades frente a vida. Se você for ARROGANTE do primeiro tipo, vai sair correndo para acudir a pessoa e quebrar a cara. Então, faça igual ao Mutley, o cachorro genial: ria e não se envolva.

Como o Mutley é sábio!!!! Ao invés que tomar as dores do Dick Vigarista para si, ele dá aquela risada típica, como se falasse: ‘DANE-SE, QUEM MANDA QUERER FAZER ALÉM DA CAPACIDADE!?’.

Na versão mais light, são como o Dick Vigarista todas aquelas pessoas que sonham que vão conseguir moldar o mundo e os outros do jeito que elas querem. Alguns coordenadores são incompetentes para organizar um simples calendário acadêmico de uma faculdade, começam as aulas em março, criam bimestres de ‘apenas um mês’ e quando as monografias dos alunos atrasam, eles dizem: ‘MUTLEY, FAÇA ALGUMA COISA!!!!’ Certos namorados não sabem lidar bem com o ciúme e, ao invés de perceberem que o ciúme é um problema próprio, viram para a parceira e cobram: ‘MUTLEY, FAÇA ALGUMA COISA!!!’ O Fernando Henrique não investiu em hidrelétricas e quando o APAGÃO aparecia como um fantasma, o tucano disse ao povo: ‘MUTLEY, FAÇA ALGUMA COISA!!!’

O bom amigo, amante, chefe, subordinado, cidadão, etc. e tal... é aquele que age feito o Mutley. Não pega os problemas dos outros para si, apenas olha e dá risada...

A ARROGÂNCIA é como uma hipertensão, uma doença silenciosa. Eu percebo na hora que estou com raiva, medo ou pena, mas para sentir a minha própria ARROGÂNCIA, demora... Às vezes quando percebo a danada, uma situação já está formada e lá vai eu tentar resolver as coisas que eu mesmo criei, por não ver visto logo de cara. Agora quero ser como o bom e velho MUTLEY, cuidando só das minhas coisas, daquilo que eu posso resolver. Aquilo que não posso resolver pelo menos no momento, eu só vou dar uma olhada e soltar um sonoro ‘HI HI HI HI HI...’



Cristian Boragan

7 comentários:

Dani Morel disse...

Oie,adorei seu blog,me diverti muito lendo ele.Parabéns,mto lindo,original e criativo! ;)

Unknown disse...

OLÁ CRIS, TUDO BEM? NOSSA ADOREI O SEU BLOG E O SEU TEMA VIU, O PIOR QUE ESSE DESENHO QUE TANTAS PESSOAS GOSTAM INCLUSIVE AS CRIANÇAS E EU TB, ASSISTI MUITO, É A PURA REALIDADE, É TUDO ISSO QUE VC POSTOU AKI, E EU ASSINO EM BAIXO!! PARABÉNS PELA POSTAGEM E PELO BLOG!!
BJOS.
JAQUELINE

Stela Carina Silva de Sá Lima disse...

Oi, ameei seu blog. Adorei sua postagem sobre ''Dogville'', tb sobre desenho da minha infancia ..perfeito!

Anônimo disse...

Que texto legal encontrei passando por aqui,o Mutlei sou eu!Estou pagando aluguel,com emprego incerto,longe do meu pai que não posso nen precisar dele,a vida é complicada amigo,como sobreviver nessa

Cristian Boragan disse...

Se vc não fosse anônimo, eu te responderia. Cristian Boragan

Anônimo disse...

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/ce/homem+considerado+rei+do+golpes+e+preso+em+fortaleza/n1597031937594.html



e eu esperando diploma da fapcom

nós disse...

É detestável trabalhar com vc.Ridículo,critica todo mundo e não v/~e o próprio rabo cheio de merda